Projeto Biblioteca aberta
Ações:
* Incentivar e desenvolver o gosto pela leitura e produção escrita, através da promoção de diferentes atividades como a hora do conto, a hora da leitura, clube de leitura, jornal escolar, concurso de poesias, produção e exposição de livrinhos, dramatização de obras literárias pelos alunos, cinema na biblioteca, asssistindo-se clássicos da literatura em vídeo.
* Incentivar o hábito de ler através do contato com vários portadores de textos e gêneros literários.
* Estimular a expressão pictórica através da contação de histórias e dramatizações.
* Utilizar a biblioteca como um instrumento que possibilite a interdisciplinaridade.
* Explorar DVD's educativos de acordo com os projetos que a escola estiver desenvolvendo.
* Realizar jogos de leitura: leitura dramatizada, jogral, jornal falado, entre outros.
* Viabilizar o cantinho da dramatização espontânea ou dirigida com máscaras, fantasias, fantoches, maquiagem e teatrinho.
* Oficinas de artes variadas: dobraduras, recorte-colagem, sucatas, confecção de livros, entre outras.
* Definir e implantar um programa de informatização da biblioteca.
* Criar um catálogo coletivo do acervo da biblioteca, para consultas e empréstimo.
* Promover a implantação da internet na biblioteca.
* Oficina de leitura com o objetivo de reunir os alunos que passam um determinado período lendo livros, revistas, jornais e depois desenvolvem textos, trabalhos baseados na leitura que foi feita.
* Varal de poesias, onde serão colocados um ou mais cordões esticados e com auxílio de pregadores serão fixados poemas, poesias, texos produzidos pelos alunos.
* Dramatização/teatro/representação, colocando o texto em ação. è uma maneira de despertar o interesse para leitura no que se refere a determinado autor ou tipo de literatura.
* Debates com as notícias e os temas atuais podem ser debatidos em sala de aula. O debate pode ativar o interesse pela leitura de um bom livro.
* Dia de leitura, sendo um dia reservado para leitura, com brincadeiras e jogos elaborados e desenvolvido a partir dos textos lidos.
* Organizar livros e realizar atividades de leitura adequada à faixa etária e ao interesse do público alvo a que se destina: narrativas curtas para crianças pequenas, com bichinhos, objetos do cotidiano para adequar ao interesse, como diz Betty Coelho(1989). Histórias de repetição e movimento para crianças da fase mágica(4 a 6 anos). De encantamento, de fadas, de aventuras, de ação e amor para meninos e meninas na pré-adolescência e as engajadas com o universo, com os problemas sociais, para adolescentes que sonham em mudar o mundo.
Todas estas ações serão desenvolvidas no CMES Francisco de Melo Jaborandi, como incentivo à leitura e escrita.
segunda-feira, 2 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário